Pular para o conteúdo principal

ALIMENTOS QUE ACALMAR E DIMINUIR ESTRESSE

1/16

Existe uma dieta de gerenciamento de estresse?

mãe estressada
 

Estresse: todos nós temos e a forma como lidamos com isso pode fazer toda a diferença. O controle do estresse pode ser uma ferramenta poderosa para o bem-estar, já que muito estresse é ruim para você. Existem muitas estratégias, e uma delas inclui o que você come. Continue lendo para aprender como uma dieta de controle do estresse pode ajudar.

2/16

Alimentos anti-stress: como funcionam

Tigela de mingau de aveia com leite e frutas vermelhas
 

Os alimentos podem ajudar a domar o estresse de várias maneiras. Alimentos reconfortantes, como uma tigela de mingau de aveia quente, aumentam os níveis de serotonina, uma substância química calmante do cérebro. Outros alimentos podem reduzir os níveis de cortisol e adrenalina, hormônios do estresse que afetam o corpo ao longo do tempo. Uma dieta saudável pode ajudar a conter o impacto do estresse, fortalecendo o sistema imunológico e reduzindo a pressão arterial. Você sabe quais alimentos são estressantes?

 
3/16

Carboidratos complexos

Corte pão rústico de trigo integral
 

Todos os carboidratos estimulam o cérebro a produzir mais serotonina. Para obter um suprimento constante dessa substância química que faz você se sentir bem, é melhor comer carboidratos complexos, que demoram mais para digerir. Boas opções incluem pães integrais, massas e cereais matinais, incluindo aveia à moda antiga. Os carboidratos complexos também podem ajudá-lo a se sentir equilibrado, estabilizando os níveis de açúcar no sangue.

 
4/16

Carboidratos simples

Pirulitos multicoloridos, close-up
 

Os nutricionistas geralmente recomendam evitar carboidratos simples, que incluem doces e refrigerantes. Mas em uma pitada, esses alimentos podem acertar o local. Eles são digeridos rapidamente, levando a um aumento na serotonina. Ainda assim, não dura muito, e carboidratos simples também podem aumentar o açúcar no sangue. Existem opções melhores. Portanto, não faça disso um hábito para aliviar o estresse; você deve limitá-los.

 
5/16

Laranjas

Close de segmentos de laranja
 

As laranjas estão na lista por sua riqueza em vitamina C. Estudos sugerem que essa vitamina pode reduzir os níveis de hormônios do estresse enquanto fortalece o sistema imunológico. Em um estudo com pessoas com pressão alta, a pressão arterial e os níveis de cortisol (um hormônio do estresse) voltaram ao normal mais rapidamente quando as pessoas tomaram vitamina C antes de uma tarefa estressante.

 
6/16

Espinafre

Close-up de salada de espinafre com pimenta
 

Muito pouco magnésio pode causar dores de cabeça e fadiga, agravando os efeitos do estresse. Uma xícara de espinafre ajuda você a estocar magnésio. Não gosta de espinafre? Outros vegetais de folhas verdes são boas fontes de magnésio. Ou experimente um pouco de soja cozida ou um filé de salmão, também rico em magnésio.

 
7/16

Peixe gordo

bife de salmão com cobertura vegetal
 

Para manter o estresse sob controle, faça amizade com peixes naturalmente gordurosos. Os ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes como salmão e atum, podem prevenir o aumento dos hormônios do estresse e podem ajudar a proteger contra doenças cardíacas, depressão e síndrome pré-menstrual (TPM). Para um suprimento saudável de ômega-3 e uma sensação de bem-estar, tente comer pelo menos 150 gramas de peixes gordurosos pelo menos duas vezes por semana.

 
8/16

Chá preto

mulher segurando uma xícara de chá preto
 

Beber chá preto pode ajudá-lo a se recuperar de eventos estressantes mais rapidamente. Um estudo comparou pessoas que beberam 4 xícaras de chá por dia durante 6 semanas com pessoas que beberam outra bebida. Os bebedores de chá relataram se sentir mais calmos e com níveis mais baixos do hormônio do estresse cortisol após situações estressantes.

 
9/16

pistachios

Pistache (pistacia vera), close-up
 

Os pistache, assim como outras nozes e sementes, são boas fontes de gorduras saudáveis. Comer um punhado de pistache, nozes ou amêndoas todos os dias pode ajudar a reduzir o colesterol, aliviar a inflamação nas artérias do coração, diminuir a probabilidade de diabetes e protegê-lo contra os efeitos do estresse. Mas não exagere: as nozes são ricas em calorias.

 
10/16

Abacate

Close de um abacate fatiado em fatias
 

Uma das melhores maneiras de reduzir a pressão alta é obter potássio suficiente, e meio abacate tem mais potássio do que uma banana de tamanho médio. Um pouco de guacamole, feito de abacate, pode ser uma boa escolha quando o estresse o faz desejar uma guloseima rica em gordura. Os abacates são ricos em gordura e calorias, portanto, preste atenção no tamanho da porção.

 
11/16

Amêndoas

Close de amêndoas
 

As amêndoas estão repletas de vitaminas úteis: vitamina E para fortalecer o sistema imunológico, além de vitaminas B, que podem torná-lo mais resistente durante crises de estresse ou depressão. Para obter os benefícios, lanche um quarto de xícara todos os dias.

 
12/16

Vegetais crus

Pessoa cortando uma cenoura
 

Vegetais crus crocantes podem ajudar a aliviar o estresse de uma forma puramente mecânica. Mastigar palitos de aipo ou cenoura ajuda a liberar a mandíbula cerrada e isso pode afastar a tensão.

 
13/16

Lanche de Dormir

mirtilos e iogurte
 

Os carboidratos na hora de dormir podem acelerar a liberação da serotonina, uma substância química cerebral, e ajudá-lo a dormir melhor. Como as refeições pesadas antes de dormir podem causar azia, opte por algo leve.

 
14/16

Leite

Copo de leite, close-up
 

Outro destruidor do estresse na hora de dormir é o consagrado copo de leite morno. A pesquisa mostra que o cálcio alivia a ansiedade e as oscilações de humor associadas à TPM. Os nutricionistas geralmente recomendam leite desnatado ou com baixo teor de gordura.

 
15/16

Suplementos Herbais

St. Johns Wort (Hypericum perforatum)
 

Existem muitos suplementos de ervas que afirmam combater o estresse. Um dos mais bem estudados é a erva de São João, que mostrou benefícios para pessoas com depressão leve a moderada. Embora mais pesquisas sejam necessárias, a erva também parece reduzir os sintomas de ansiedade e TPM. Há menos dados sobre a raiz de valeriana, outra erva que supostamente tem um efeito calmante. Informe o seu médico sobre quaisquer suplementos que você toma, para que eles possam verificar todas as interações possíveis.

 
16/16

Esqueça o estresse com exercícios

jovem em roupas esportivas correndo na passarela
 

Além de mudar sua dieta, uma das melhores estratégias para acabar com o estresse é começar a se exercitar. Os exercícios aeróbicos aumentam a circulação do oxigênio e estimulam o corpo a produzir substâncias químicas para o bem-estar chamadas endorfinas. Faça exercícios aeróbicos de 30 minutos três a quatro vezes por semana. Se você não for ativo agora, diga ao seu médico que vai começar a se exercitar - eles vão torcer por você e garantir que você esteja pronto para começar.

 

Comentários

  1. Seguir as dicas. Foi maravilhoso para mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei fazer uma dienta colocado esse alimentos melhorou com estilo de vida exercício otimo! Valeu

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

INCENSOS E TODOS SEUS BENEFÍCIOS

Crochet Braids +guia completo

12 MELHORES CHÁS DE INVERNO PARA CLIMA FRIO

MELHORES APLICATIVOS PARA GRÁVIDAS E PARA QUEM QUER ENGRAVIDA💞😄

Transforme sua opinião em recompensas — com apenas alguns cliques!

20 TIPOS DE SUCUNLENTAS E SEUS SIGNIFICADOS

COMO RESPIRA BEM 10 DICAS

Teste Interativo: Qual é o Seu IMC?

Estratégias para Gerenciar a Ansiedade no Dia a Dia

Benefícios de chás para a saúde.